segunda-feira, 23 de setembro de 2013

IPv6

Lançado em 06/06/2012, o IPv6 é o substituto do IPv4 que é montado como um número de 32 bits, o que define também a quantidade máxima de endereços disponíveis em toda a rede. Há 30 anos, isso parecia ser o suficiente, mas hoje em dia somando o crescimento da Internet com outras questões técnicas sobre as regras de distribuição destes endereços, as mais de 4 bilhões de combinações possíveis não são mais suficientes.



A principio a implantação está sendo por parte dos grandes provedores de internet, empresas de hospedagem e grandes sites, facebook, google.

Os sistemas operacionais mais recentes já podem utilizar o protocolo, roteadores e outros dispositivos também já contam com o protocolo, a adoção por parte de usuários domésticos ainda não é necessária. 

Na Campus Party Brasil 2011, quarta edição brasileira do evento de inovação, criatividade e cultura digital, realizada em São Paulo de 17 a 23 deste mês, a Telefônica ofereceu aos campuseiros a oportunidade de se conectar à internet com IPv6. A companhia vem testando a tecnologia há dois anos e espera poder oferecê-la aos seus clientes ainda em 2011.


O IPv6 define 128 bits para endereçamento, e portanto conta com cerca de 3,4 × 10^38 endereços disponíveis (ou 340 seguido de 36 zeros). Para quem não quiser fazer a conta, basta saber que são muitos bilhões de quatrilhões de endereços disponíveis, garantindo que não vai faltar números IP para os humanos por milênios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário